O Instituto do Câncer realizou, na noite da última quarta-feira, 9, a cerimônia de colação de grau dos formandos da turma de residência em Oncologia Clínica, Radioterapia e Física Médica. O evento seguiu as diretrizes para a Retomada de Atividades, Reuniões e Eventos Presenciais no Icesp durante a pandemia de Covid-19.

A solenidade foi iniciada com discursos do Presidente do Conselho Diretor (ConDir) do Icesp e Supervisor do Programa de Residência Médica em Cancerologia Clínica da FMUSP, Prof. Dr. Paulo Hoff, da Supervisora do Programa de Residência Médica em Radioterapia, Profa. Dra. Rosângela Corrêa Villar, e da preceptora da residência de Física Médica, Dra. Ana Paula Vollet Cunha. 

“Em uma cerimônia como essa não poderia deixar de saudar os nossos formandos depois de três anos intensos. Vocês finalmente estão chegando ao fim de um longo período de aprendizado. Nenhuma outra profissão exige tanto quanto a profissão médica. É muito importante que a gente reconheça o esforço desses jovens que estão dando o melhor de si para ajudarem a melhorar o conhecimento e o tratamento dos nossos pacientes”, destaca o Prof. Dr. Paulo Hoff. 

Na sequência, a Profa. Dra. Rosângela Corrêa Villar agradeceu a todos que contribuíram com a formação dos residentes. “Gostaria também de agradecer a todos os funcionários, assistentes envolvidos na formação dos nossos residentes, e todos os assistentes médicos e físicos envolvidos diretamente ou indiretamente na formação deles. É sempre um grande prazer estar aqui neste dia de formatura, depois de três anos, e poder acompanhar a evolução profissional de vocês. Vocês vão sair com o nome da Instituição, nome esse que estará sempre marcado na vida de vocês e nas nossas”, disse.

“Estamos hoje comemorando mais um ciclo concluído na vida de vocês. A turma da pandemia, como falamos carinhosamente, na verdade, nos revelou profissionais resilientes em enfrentar desafios inesperados. Desejamos que vocês encarem os desafios e dificuldades do dia a dia com a intenção correta de fazer o melhor que puderem para segurança e qualidade da radioterapia. Estaremos sempre de portas abertas e gratos por terem escolhido esta Instituição e por ela sempre acolher a todos nós”, conclui a Dra. Ana Paula Vollet Cunha.

Entrega dos canudos 

A entrega dos canudos aos 14 residentes da Oncologia Clínica foi realizada pelo Prof. Dr. Paulo Hoff e pela Vice-coordenadora do Programa de Residência da Oncologia Clínica, Milena Mak. Já os quatro formandos de Física Médica receberam os porta diplomas do Coordenador do Programa de Residência em Física Médica da FMUSP, Prof. Dr. Eduardo Weltman, e da Dra. Ana Paula Vollet Cunha. Por fim, a Profa. Dra. Rosângela Corrêa Villar e o Dr. Maurício Costa entregaram os itens aos cinco residentes de Radioterapia.

Homenagens 

Os residentes escolheram como paraninfo da turma de Oncologia Clínica o Dr. Daniel Fernandes Saragiotto. Já o Dr. Leonardo Gomes da Fonseca foi eleito o assistente médico do ano. Ambos discursaram agradecendo aos formandos pela homenagem.

Residente do Ano

Mariana Carvalho Gouvêa

Assistente Médico do Ano  

Dr. Leonardo Gomes da Fonseca

Encerramento

Encerrando a cerimônia, o Coordenador do Centro de Investigação Translacional em Oncologia do Icesp e Vice-diretor da FMUSP, Prof. Dr. Roger Chammas, representando o Diretor da FMUSP, Prof. Tarcísio Eloy Pessoa de Barros Filho, comentou sobre o legado do programa de residência. “Esse é um momento em que toda a família Icesp e do Hospital das Clínicas têm a oportunidade de ver concluída a sua missão de formação de mais uma turma que vai continuar disseminar os valores da nossa Instituição por aí afora”.

Participantes

O evento contou com a presença dos residentes, médicos, assistentes e autoridades, como o Diretor Geral da Fundação Faculdade de Medicina (FFM/OSS), Prof. Dr. Flavio Fava de Moraes; a Coordenadora Geral da Coreme, Profa. Dra. Vera Hermina Kalila Koch; a Diretora Executiva do Icesp, Joyce Chacon Fernandes; a Diretora de Corpo Clínico do Icesp, Profa. Dra. Maria Del Pilar Estevez Diz; e do Coordenador Médico da Oncologia Cirúrgica, Prof. Dr. Ulysses Ribeiro Junior. A Professora do Departamento de Física Nuclear do Instituto de Física da USP, Profa. Dra. Elisabeth Mateus Yoshimura, participou de forma on-line.

 

INSTITUTO DO CÂNCER DO ESTADO DE SÃO PAULO

Av. Dr. Arnaldo, 251 - Cerqueira César - São Paulo - SP
CEP: 01246-000 | Tel.11 3893-2000