Estão abertas as inscrições para a primeira edição do NeoPulmão USP 2021. O evento, que será realizado nos dias 15, 16 e 23 de outubro, é uma parceria entre o Instituto do Câncer e o InCor, e abordará temas relacionados ao câncer de pulmão. Ele é destinado a profissionais da área da saúde interessados em oncologia torácica.

Com o formato online, o evento contará com diversos convidados, inclusive do exterior. O Chefe da Equipe de Cirurgia Torácica, Prof. Dr. Ricardo Terra, é um dos coordenadores do NeoPulmão e comenta sobre o evento. “Nós temos um grupo muito sólido e uma grande produtividade científica, além de bons especialistas na área. O objetivo do evento foi trazer a nossa experiência com assistência, ensino e pesquisa para o público mais amplo e promover a atividade educacional”.

Além dele, também são coordenadores do evento: o Chefe do Serviço de Pneumologia do Icesp, Dr. Frederico Fernandes, e o Chefe do Grupo de Cabeça, Pescoço e Tórax da Oncologia Clínica do Instituto, Prof. Dr. Gilberto Castro. O especialista em cabeça, pescoço e tórax ressalta que a primeira edição é uma colaboração entre diversas áreas do Hospital das Clínicas, como cirurgia torácica, oncologia, patologia, radioterapia, radiologia e pneumologia. 

A importância do evento também é lembrada por ele. “O câncer de pulmão é o tumor que mais mata no mundo. Morrem todo ano, aproximadamente, 1,7 milhões de pessoas. E devemos lembrar que essa doença é passível de prevenção, por exemplo, se uma pessoa parar de fumar, a mortalidade por câncer de pulmão cairia drasticamente. Por isso é tão importante discutirmos os aspectos desse tumor”, diz.

Além de debates, o NeoPulmão contará com discussão de casos. Pesquisadores poderão enviar seus resumos relacionados ao câncer e a organização do evento selecionará três a serem apresentados e discutidos.  

Serviço:

15, 16 e 23 de outubro

Evento online

Inscrições e programação: https://neopulmaousp.com.br/  

 

INSTITUTO DO CÂNCER DO ESTADO DE SÃO PAULO

Av. Dr. Arnaldo, 251 - Cerqueira César - São Paulo - SP
CEP: 01246-000 | Tel.11 3893-2000