A Ouvidoria é o instrumento viabilizador do direito básico à informação, à qualidade na prestação do serviço e ao controle adequado dos serviços prestados pelo Icesp.
Seu objetivo é o aprimoramento dos serviços oferecidos na instituição, tornando-os mais ágeis e eficientes, em conformidade com a legislação vigente.
O ouvidor é a pessoa responsável pelo recebimento e análise das reclamações e sugestões dos usuários. Ele quem encaminha as informações aos setores competentes, propondo sugestões, cobrando soluções e acompanhando as medidas adotadas em cada caso.
O usuário atendido pela Ouvidoria não sofrerá retaliações e/ou barreira aos serviços oferecidos pelo Instituto.
Assuntos
Os assuntos das manifestações podem ser correspondentes de acordo com a classificação da Secretaria de Gestão Pública do Governo do Estado de São Paulo:
Informação: solicitação de informação, expressão de interesse particular ou coletivo.
Elogio: expressão de opinião enfatizando satisfação.
Sugestão: expressão com propostas de melhorias ou mudanças ao serviço, ao atendimento ou à informação prestados.
Reclamação: expressão de uma insatisfação ou opinião desfavorável (um protesto, uma queixa ou uma crítica).
Denúncia: manifestação do usuário do serviço público, por meio da qual informa ocorrências fraudadoras ou contrárias à lei, à ordem pública ou a algum regulamento.
Expressões livres: manifestação que não contém nenhum elemento que permita sua classificação em um dos itens anteriores. Geralmente não contém qualquer pedido ou objetivo claramente expresso.
O prazo de resposta da manifestação é de 20 dias corridos, podendo ser prorrogado por mais 10 dias para ocorrências de alta criticidade (decreto Nº 60.399 de 29 de abril de 2014).
Como contatar a Ouvidoria
Telefones: (11) 3893-2063 / 3893-2048 (de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h).
Atendimento presencial: de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, exceto feriados.
Endereço para contato pessoal ou envio de correspondência:
Av. Doutor Arnaldo, 251 - térreo - Cerqueira César
CEP 01246-000 - São Paulo - SP
Aplicativo: faça o download do Aplicativo de Celular do Icesp e envie sua manifestação direto do celular: http://app.vc/icesp