A Ouvidoria é o instrumento viabilizador do direito básico à informação, à qualidade na prestação do serviço e ao controle adequado dos serviços prestados pelo Icesp. 

Seu objetivo é o aprimoramento dos serviços oferecidos na instituição, tornando-os mais ágeis e eficientes, em conformidade com a legislação vigente. 

O ouvidor é a pessoa responsável pelo recebimento e análise das reclamações e sugestões dos usuários. Ele quem encaminha as informações aos setores competentes, propondo sugestões, cobrando soluções e acompanhando as medidas adotadas em cada caso.

O usuário atendido pela Ouvidoria não sofrerá retaliações e/ou barreira aos serviços oferecidos pelo Instituto. 

 

Assuntos

Os assuntos das manifestações podem ser correspondentes de acordo com a classificação da Secretaria de Gestão Pública do Governo do Estado de São Paulo:

Informação: solicitação de informação, expressão de interesse particular ou coletivo. 

Elogio: expressão de opinião enfatizando satisfação.

Sugestão: expressão com propostas de melhorias ou mudanças ao serviço, ao atendimento ou à informação prestados.

Reclamação: expressão de uma insatisfação ou opinião desfavorável (um protesto, uma queixa ou uma crítica).

Denúncia: manifestação do usuário do serviço público, por meio da qual informa ocorrências fraudadoras ou contrárias à lei, à ordem pública ou a algum regulamento.

Expressões livres: manifestação que não contém nenhum elemento que permita sua classificação em um dos itens anteriores. Geralmente não contém qualquer pedido ou objetivo claramente expresso.

 

O prazo de resposta da manifestação é de 20 dias corridos, podendo ser prorrogado por mais 10 dias para ocorrências de alta criticidade (decreto Nº 60.399 de 29 de abril de 2014).

 

ATENDIMENTOS OUVIDORIA

 

Como contatar a Ouvidoria

Telefones: (11) 3893-2063 / 3893-2048 (de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h).

Atendimento presencial: de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, exceto feriados.

 

Endereço para contato pessoal ou envio de correspondência:

Av. Doutor Arnaldo, 251 - térreo - Cerqueira César

CEP 01246-000 - São Paulo - SP

 

Aplicativo: faça o download do Aplicativo de Celular do Icesp e envie sua manifestação direto do celular: http://app.vc/icesp

 

No dia 23 de junho, o serviço de radioterapia do Instituto completou uma década de existência. Um dos maiores parques radioterápicos do país disponibiliza aos pacientes seis aceleradores lineares, um equipamento de braquiterapia de alta taxa de dose e um tomógrafo dedicado para realizar a simulação dos tratamentos. 

Entre junho de 2010 e junho de 2020 foram 539.316 mil sessões de radioterapia, 27.545 mil tratamentos finalizados em 24.160 pacientes da Instituição. “Na vanguarda do tratamento oncológico desde a sua idealização, a radioterapia do Icesp realiza há uma década, tratamentos de alta tecnologia, como radioterapia com modulação da intensidade do feixe, radiocirurgia, radioterapia ablativa, radioterapia guiada por imagem, braquiterapia tridimensional e radioterapia com controle respiratório, inéditos em grande parte dos hospitais brasileiros. Isso permitiu que nossos pacientes até hoje tenham acesso ao serviço de melhor qualidade. Somos ainda referência em pesquisa no Estado de São Paulo e no Brasil, além de contribuirmos com a formação de profissionais da área da saúde”, conta Dra. Karina Moutinho, coordenadora médica da radioterapia do Instituto do Câncer.

Perspectivas 

Somente em maio de 2020, 211 pacientes iniciaram o tratamento radioterápico, demonstração de que mesmo em um cenário de pandemia, o serviço de radioterapia da Instituição contribui muito para um atendimento seguro e humanizado de qualidade para mais pessoas. 

Em fevereiro, o Instituto anunciou a obra de infraestrutura para a instalação de um novo e moderno acelerador linear com modulação de intensidade na Unidade Ambulatorial de Osasco. A entrega está prevista para novembro. 

The Stricto Sensu Graduate Program in Oncology of Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo is accredited by CAPES, in the area of Health, Medicine Area I, and received a score 4 in the last quadriennial evaluation (2013/2016).

 

Objectives

- To be a hub for the formation of scientific leaders committed to the generation and application of scientific knowledge in the area of clinical and experimental oncology.

- To stimulate the critical formation of the student / researcher, to encourage the process of deconstruction and construction of knowledge as well as the process of self-instruction.

- To encourage an interdisciplinary approach.

- To encourage a free exchange of ideas between researchers and their students.

- Tostimulate the international exposure of students in the program.

 

Program Coordinating Committee

 

Full members

Profa. Dra. Luisa Lina Villa (Coordinator)

Prof. Dr. Roger Chammas (Vice-Coordinator)

Profa. Dra. Maria Aparecida Azevedo Koike Folgueira

 

Deputy members

Profa. Dra. Maria Aparecida Nagai

Profa. Dra. Maria Lúcia Zaidan Dagli

Prof. Dr. Carlos Alberto Buchpiguel

 

Student Representatives

Emily Montosa Nunes (Full student representative)

Thomás Giollo Rivelli (Deputy student representative)

 

Contact 

Secretary: Débora Martins de Sousa Pereira

Location: Instituto do Câncer do Estado de São Paulo - ICESP

Address: Avenida Dr. Arnaldo, 251, 6º floor, room 36

Phone number: +55 (11) 3893-4347

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

 

Fruto de uma parceria entre a União Internacional Contra o Câncer e a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), o Curso Básico Sobre o Câncer é voltado principalmente a familiares que cuidam de pacientes com câncer em casa.

O curso tem duração de oito horas e está dividido em quatro módulos: “Como o câncer se desenvolve”, “Como o câncer é tratado”, “Controlando os sintomas” e “Câncer como uma doença crônica”.

O programa educacional aborda as principais temáticas relacionadas à doença, desde o desenvolvimento, passando pelo diagnóstico e tratamento, com aulas que visam promover a compreensão de aspectos fundamentais sobre o câncer, integrando os aspectos biológicos, psicológicos, sociais e éticos.

O curso pode ser interrompido de forma que se adapte à rotina do "aluno". Ao final de cada etapa, mediante a realização de uma avaliação, o participante recebe um certificado. O material também está disponível para estudantes e profissionais da área da saúde.

O curso pode ser instalado, gratuitamente, a partir de arquivo disponível no link abaixo.

 

Passo a passo

1. Faça o download do curso;

2. Extraia os arquivos que estão compactados em ZIP para o seu computador;

3. Clique no arquivo "Cancer_Basics_bp.exe" e inicie o curso.

O Programa Nacional de Pós-Doutorado é resultado de uma parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). A meta é financiar o trabalho de jovens doutores em áreas estratégicas de pesquisa relacionadas à política industrial, tecnológica e de comércio exterior.

Acesse o Edital 2019.

 

 

INSTITUTO DO CÂNCER DO ESTADO DE SÃO PAULO

Av. Dr. Arnaldo, 251 - Cerqueira César - São Paulo - SP
CEP: 01246-000 | Tel.11 3893-2000