O profissional do Serviço Social atua junto aos pacientes e familiares com vistas à efetivação do acesso à saúde e demais políticas públicas.

Por meio do estudo socioeconômico, avalia os impactos dos determinantes sociais no processo saúde-adoecimento, os quais podem comprometer a aderência ao tratamento proposto.

Viabiliza, também, o acesso aos direitos previstos ao paciente e promove a articulação com os recursos institucionais internos e externos. 

Os assistentes sociais estão presentes em todas as unidades do hospital para atender as solicitações específicas de cada etapa do tratamento apresentadas pelos pacientes e familiares.

A equipe está habilitada a avaliar os critérios para que os pacientes solicitem seus direitos sociais, ajudando a providenciar a liberação da documentação pertinente ao tratamento e orientar as formas de acesso. 

O Serviço de Farmácia atua de forma integrada com as equipes médica, enfermagem e multiprofissional, a fim de prestar assistência farmacêutica, promovendo a segurança e a qualidade na utilização dos medicamentos pelos pacientes.

Sua atuação compreende os serviços de:

 

- Farmácia Clínica 

Revisa prescrições médicas de pacientes internados, assistindo as equipes médica e multiprofissional no melhor tratamento aos pacientes, com qualidade e de forma segura. Sua atuação compreende também o acompanhamento farmacoterapêutico à beira-leito, com checagem de exames laboratoriais, interações de medicamentos com outros medicamentos, interações com medicamentos e alimentos, a melhor dosagem e horários para o tratamento, formas de administração, entre outras análises. 

 

-Farmacotécnica Quimioterapia 

Realiza o acompanhamento e o seguimento famarcoterapêutico das prescrições oncológicas e hematológicas, onde são avaliadas 100% de todas as prescrições, através de ferramentas específicas, por equipe especializada, e a manipulação das bolsas para o tratamento adequado ao paciente oncológico.

 

- Farmacotécnica de Sólidos 

Tem a finalidade de fracionar 100% dos medicamentos em cápsulas e comprimidos, auxiliando na melhor dispensação dos medicamentos tanto na internação quanto no tratamento ambulatorial dos pacientes.

 

- Farmácia Técnico Cientifica 

Especializada em Farmacovigilância, tem atuação na análise dos prontuários médicos, investigação de notificações de desvios de qualidade e reações adversas medicamentosas, monitorando as medicações que são padronizadas na instituição e auxiliando o serviço de Qualificação de Fornecedores na manutenção da qualidade dos mesmos. Sua atuação também envolve a promoção das informações de medicamentos às equipes médicas e à multiprofissional.

 

- Farmácia Ambulatorial

Fornece a medicação e nutrição, padronizados na instituição, para o tratamento dos pacientes. Alguns tratamentos são possíveis de serem entregues em casa, devido sua baixa complexidade, outros são fornecidos diretamente na Unidade de Apoio (Rua da Consolação). Sua atuação envolve a orientação dos pacientes e acompanhantes na adesão do tratamento oncológico, formas de administração e melhores horários e possíveis riscos. Realiza um trabalho de conscientização e recebimento de medicamentos e nutrições não mais utilizados pelos pacientes, e descarte dos medicamentos vencidos ou avariados na própria unidade.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A equipe multidisciplinar do Serviço de Reabilitação é composta por: médicos fisiatras, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos especializados em reabilitação (neuropsicólogos), profissionais de educação física, terapeutas ocupacionais e técnicos de enfermagem. Os atendimentos são disponibilizados aos pacientes internados e ambulatoriais. 

Os especialistas realizam diagnóstico, tratamento e prevenção de incapacidades, recorrendo a medidas preventivas, terapêuticas, adaptativas e educacionais. Elas são voltadas não apenas para a doença e suas causas, mas também para os efeitos e consequências sobre a vida do paciente e de seus familiares. 

O objetivo principal é a máxima independência dos pacientes, bem como o suporte e educação para o enfrentamento de sua nova realidade. 

A reabilitação em oncologia é um conjunto de medidas terapêuticas voltado para que o indivíduo atinja o máximo de seu potencial físico, psicológico e social. As questões mais frequentes abordadas são:

  • Dor incapacitante;
  • Limitação de movimento ocasionada pela cirurgia ou radioterapia;
  • Perda de força e sensibilidade;
  • Redução da fadiga (cansaço) relacionada ao câncer;
  • Ocorrência de edema (linfedema);
  • Distúrbios da comunicação e da deglutição;
  • Disfunções urogenitais pós braquiterapia;
  • Incontinência urinária e fecal;
  • Amputação de membros;
  • Paralisias decorrentes do tratamento ou envolvimento do sistema nervoso central; 
  • Disfunções da bexiga pós-operatórias ou por comprometimento do sistema nervoso;
  • Perdas cognitivas relacionadas ao comprometimento encefálico;
  • Demanda de suporte psicoafetivo.

Centro de Reabilitação 

O Centro de Reabilitação, de 190m², localizado no andar térreo do Icesp (torre verde), é destinado aos pacientes ambulatoriais. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7 às 20 horas. Os atendimentos ocorrem conforme a indicação médica, de 1 a 2 vezes por semana. 

A prática regular de exercícios físicos proporciona inúmeros benefícios para o paciente com câncer, tais como melhoras da capacidade física, fadiga (cansaço), dor,  funcionalidade, disposição, humor o do padrão de sono, além de auxiliar no controle do peso.

Boa parte das ações envolve, também, atividades educativas e de suporte, visando a continuidade do cuidado domiciliar para manutenção dos ganhos e promoção da saúde.

 

 

 

O Centro de Educação e Treinamento em Oncologia é o responsável por viabilizar o desenvolvimento do colaborador, atuando em parceria com as lideranças da Diretoria Geral de Assistência, dentro de um planejamento de treinamento específico por área e categoria profissional.

Para atender às necessidades são utilizadas estratégias como treinamento teórico, treinamento prático, treinamento in loco e simulação realística.

As simulações de atendimento utilizam cenários clínicos num ambiente controlado e seguro, onde os profissionais têm as mesmas dificuldades encontradas em um caso real. 

Os bonecos usados, de alta tecnologia, imitam os mesmos sintomas e sinais vitais de um ser humano. Com isso, torna-se possível realizar simulações de procedimentos de alta complexidade como intubação, manipulação de cateteres, ressuscitação cardiopulmonar, administração de medicação intravenosa e outros procedimentos.

As salas de treinamento são idênticas aos leitos do próprio hospital, os consultórios médicos e até os banheiros. Dentro dos cenários de atendimento, o profissional vivencia o stress da tomada de decisão que enfrentará no dia a dia. As cenas geradas são revistas e debatidas em grupo, possibilitando o aprendizado a partir das discussões.

 

O adoecimento e tratamento do câncer podem desencadear transformações na vida de cada indivíduo e suscitar sentimentos como medo, insegurança, impotência, sensação de vulnerabilidade, entre outros. Estes aspectos podem interferir negativamente na convivência social e na relação em que o paciente estabelece com a doença e tratamentos.  

Entendendo saúde como o bem estar bio-psico-sócio-cultural e espiritual, o Serviço de Psicologia do Icesp, utiliza do recurso de Psicoterapia Breve Focal como norteador de seu trabalho, sendo que o psicólogo está presente como membro da equipe multidisciplinar nas diferentes unidades da instituição.

O psicólogo se propõe a oferecer um encontro favorecendo a expressão das necessidades emocionais e psicológicas pelas qual passam as pessoas (pacientes e acompanhantes), durante o tratamento oncológico na busca por formas de enfrentamento mais adaptativas e que visem qualidade de vida.

O atendimento psicológico pode ocorrer em todas as fases do tratamento, desde o início do acompanhamento oncológico, durante o tratamento e na fase final de vida.

 

A equipe tem como objetivo: 

1) Avaliar, orientar e oferecer atendimento psicológico ao paciente oncológico, cuidadores e profissionais de saúde envolvidos com a prevenção, o tratamento, a reabilitação e assistência na fase terminal da doença;

2) Pesquisar e estudar variáveis psicológicas e sociais relevantes para a compreensão da incidência, recuperação e tempo de sobrevida após o diagnóstico do câncer;

 3) Participar de programas que visem o atendimento integral e humanizado, enfatizando de modo especial a formação e o aprimoramento dos profissionais da saúde envolvidos nas diferentes etapas do tratamento, visando a qualidade da assistência em conformidade com as diretrizes e princípios básicos de Missão, Visão, Valores e Compromissos estabelecidos pelo Instituto;

 4) Proporcionar continuidade do desenvolvimento de capacidades e funções não prejudicadas pelo adoecer, reforçando as defesas psicológicas positivas e estimulando a resiliência diante do sofrimento inerente ao processo de doença, tratamento e hospitalização.

 

São realizados atendimentos psicológicos individuais ou em grupo, facilitando a transmissão do diagnóstico, entendimento dos tratamentos e o alívio de possíveis efeitos secundários. 

Para isso, o funcionamento do serviço é caracterizado pela presença constante nas unidades e serviços 24 horas, com participação nas atividades diárias, assumindo caráter preventivista, diagnóstico e terapêutico. 

Além das atividades inseridas na rotina, o Serviço de Psicologia também participa de ações humanizadas que fazem parte do Programa Humaniza HCFMUSP entre elas: Conversando com a Equipe, Grupo Acolhida Ambulatorial, Programa de Visita Humanizada na UTI, Grupo Oficina Terapêutica de Criatividade na Unidade de Internação, Grupo Roda de História na Quimioterapia, Liberação de Visita Estendida, Acompanhamento Terapêutico ao Centro Cirúrgico, Grupo de Atenção ao Tabagismo, Cozinha Experimental com acompanhantes na Quimioterapia, Liberação Especial de Acompanhante, Programa Visita de Menores, Grupo Roda de História na Radioterapia, Grupo Terapêutico na Quimioterapia - Tsurus e as dobraduras da vida, Grupo Psicoeducativo em 1º Radioterapia, ATAA- Visita de Animal de Estimação, Programa Happy Birthday, Cerimônia do sino na Radioterapia, 

INSTITUTO DO CÂNCER DO ESTADO DE SÃO PAULO

Av. Dr. Arnaldo, 251 - Cerqueira César - São Paulo - SP
CEP: 01246-000 | Tel.11 3893-2000