Para encerrar a campanha do Outubro Rosa, o Instituto do Câncer realizou na sexta-feira, 29, o desfile “Passos para um novo tempo” com 12 pacientes que realizaram tratamento de câncer de mama. A 9ª edição do evento contou com a participação do Presidente do Conselho Diretor do Icesp, Prof. Dr. Paulo Hoff, da Diretora Executiva, Joyce Chacon, e da Chefe do Grupo de Oncologia Mamária do Icesp, Dra. Laura Testa, e foi transmitida pelo Instagram do Instituto. 

As participantes ganharam batons, roupas, lenços e acessórios, doados pela Mary Kay, Danielle Ferraz, loja TESS e Claudia Arbex, respectivamente. As “pacientes modelos” participaram de uma sessão de fotos e desfilaram usando máscaras da cor rosa, doadas pela ONG Vencer o Câncer, e tiveram seus sonhos de vida narrados, conforme subiam no palco do auditório.

O Presidente do Conselho Diretor do Icesp, Prof. Paulo Hoff, comenta sobre a importância da ação. “O desfile de pacientes tornou-se um momento importante para o Instituto, pois visa comemorar o sucesso do tratamento de nossas pacientes com câncer de mama e demonstrar que existe vida após o câncer, que é possível recuperar a auto-estima e ter uma participação ativa na sociedade após o tratamento. Essa ação reforça uma característica marcante do Icesp, que é oferecer assistência de qualidade aos pacientes da rede pública, sem abrir mão de uma abordagem humanizada e acolhedora”, ressalta o Prof. Dr. Paulo Hoff.

“O nosso 9º desfile foi muito especial. Diante das novas condições e com a ajuda dos apoiadores, as nossas pacientes desfilaram no auditório do Icesp. Esta iniciativa é muito importante para a Instituição e para elas. É um momento inspirador para novas pacientes e uma oportunidade de celebrarmos a vida”, complementa a Diretora Executiva, Joyce Chacon.

O desfile de pacientes do Icesp, realizado anualmente desde 2012, teve sua última edição em 2019, sendo suspenso em 2020 por medidas de proteção relacionadas à pandemia de Covid-19. A retomada este ano acontece em um novo formato, seguindo orientações de segurança do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Icesp. 

“O tema ‘Passos para um novo tempo’ aponta para uma retomada das atividades e recomeços, trazendo nossas pacientes para uma nova forma de entender e aceitar os momentos difíceis que todos nós enfrentamos e ainda vivenciamos. É hora de sonhar, colocar metas para que alcancem seus objetivos e que eles se tornem realidade'', comenta a Coordenadora do Centro de Humanização do Instituto, Maria Helena Sponton.

 

INSTITUTO DO CÂNCER DO ESTADO DE SÃO PAULO

Av. Dr. Arnaldo, 251 - Cerqueira César - São Paulo - SP
CEP: 01246-000 | Tel.11 3893-2000