A oitava edição do Prêmio Octavio Frias de Oliveira aconteceu no dia 8 de agosto, no teatro da Faculdade de Medicina da USP, com a apresentação especial da atriz Vera Holtz. A premiação é uma parceria do Icesp com o Grupo Folha, que tem como objetivo incentivar a produção de conhecimento nacional voltado à prevenção e combate ao câncer.

Na abertura do evento o Prof. Roger Chammas, presidente do Conselho Diretor e coordenador do Centro de Pesquisa Translacional em Oncologia do Icesp, comentou a respeito da importância de pensarmos e pesquisarmos em prol dos pacientes com câncer. “Hoje é o dia que marca o final de uma etapa, onde tivemos que selecionar alguns recortes que caracterizam a excelência na atividade de assistência com pesquisa às pessoas em tratamento oncológico.”

Em seguida, a jornalista Maria Cristina Frias, membro do Conselho Consultivo do Icesp, demonstrou a satisfação em fazer parte desta premiação e aproveitou o momento para parabenizar o Instituto pela reacreditação da Joint Commission International (JCI), conquistada neste ano. Em seu discurso ela lembra que o Prêmio Octavio Frias de Oliveira tem o objetivo de reconhecer as contribuições à oncologia onde elas estejam, sendo um ganho para a sociedade como um todo.  

Este ano, os vencedores foram escolhidos entre mais de 23 trabalhos e receberam uma premiação em dinheiro patrocinada pelo Grupo Folha, no valor de R$ 16 mil cada, além de um certificado.  

 

Conheça os trabalhos premiados

Pesquisa em Oncologia

Autores: Clarissa Ribeiro Reily Rocha; Gustavo Satoru Kajitani; Annabel Quinet; Rodrigo Soares Fortunato; Carlos Frederico Martins Menck. 

Trabalho: Compreendendo a base da resistência de tumores cerebrais ao tratamento quimioterápico

Inovação Tecnológica em Oncologia

Autores: Adriana Vaz Safatle-Ribeiro; Elisa Ryoka Baba; Sheila Friedrich Faraj; Juliana Trazzi Rios; Marcelo Simas de Lima; Bruno Costa Martins; Sebastian Naschold Geiger; Caterina Pennacchi; Carla Gusman; Fábio Shiguehissa Kawaguti; Ricardo Sato Uemura; Evandro Sobroza de Melo; Ulysses Ribeiro Jr; Fauze Maluf-Filho.

Trabalho: A eficácia da endomicroscopia a laser com sonda (probe-based confocal laser endomicroscopy, pCLE) no rastreamento de tumores de esôfago em pessoas com câncer de cabeça e pescoço. 

Personalidade de Destaque

Autora: Senadora Ana Amélia Lemos 

Trabalho: A Senadora foi a relatora da lei 12.732/2012, que obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a iniciar o tratamento de pessoas com câncer em no máximo 60 dias após o diagnóstico. Ela foi a relatora também da lei 12.802/2013, que determina que o SUS faça a reconstrução da mama na mesma cirurgia de retirada do tumor. É autora de mais duas leis.

 

INSTITUTO DO CÂNCER DO ESTADO DE SÃO PAULO

Av. Dr. Arnaldo, 251 - Cerqueira César - São Paulo - SP
CEP: 01246-000 | Tel.11 3893-2000