No dia 28 de novembro, o Icesp foi palco de um concerto da Associação Paulista de Medicina (APM) com o projeto “Música nos Hospitais”. 

Sob a regência do maestro e médico Samir Rahme, pacientes e colaboradores puderam contemplar o espetáculo, que aconteceu primeiramente no hall da entrada principal e, depois, seguiu para os corredores, garantindo que a música de qualidade chegasse também aos pacientes que não podem se deslocar. 

Um dos principais objetivos da iniciativa é deixar a rotina hospitalar mais leve, levando a alegria e os benefícios da música aos pacientes, funcionários e frequentadores. O outro é proporcionar contato com a cultura por meio da realização de concertos de música erudita e instrumental.

Estudos publicados pela Associação Americana de Musicoterapia (American Music Therapy Association - AMTA) e pela Federação Mundial de Musicoterapia (World Federationof Music Teraphy - WFMT) indicam os efeitos positivos da música no funcionamento do organismo. Hoje, já se sabe que as atividades musicais melhoram o humor, potencializam a expressão e favorecem o aprendizado.

“Tornar o clima do hospital mais leve é um dos nossos objetivos constantes, com base nas premissas de humanização. Além do passeio cultural, o concerto traz mais leveza para a vida das pessoas que estão passando pelo tratamento oncológico e também para os seus familiares. A música é um tipo de intervenção simples que proporciona inúmeras sensações e sentimentos revigorantes”, destacou a coordenadora do Centro Integrado de Humanização do Icesp, Maria Helena Sponton.

INSTITUTO DO CÂNCER DO ESTADO DE SÃO PAULO

Av. Dr. Arnaldo, 251 - Cerqueira César - São Paulo - SP
CEP: 01246-000 | Tel.11 3893-2000