O Núcleo de Pesquisas do Icesp foi aprovado para se associar à Cervix Cancer Research Network (CCRN), uma organização de grupos cooperativos internacionais para ensaios clínicos em câncer de colo uterino. 

A CCRN, com o seu The Gynecological Cancer InterGroup (GCIG), tem como objetivo promover e facilitar ensaios clínicos de alta qualidade, a fim de conquistar a melhoria da qualidade e tempo de vida das mulheres com câncer ginecológico, abordada através de um propósito comum para conhecimentos compartilhados e a adequação das diversidades culturais, geográficas e clínicas entre os pacientes.

Para se associar, o Icesp se submeteu a um processo de integração junto ao órgão, que consiste em receber a visita presencial de membros do GCIG CCRN para que eles possam conhecer a estrutura, casuística, cultura local para pesquisa, padrões de qualidade em pesquisa e verificar se os objetivos do Instituto estão alinhados às expectativas do grupo. 

“Trabalhamos bastante para nos qualificar para fazer parte desse grupo. O tratamento do câncer de colo uterino continua sendo um desafio, e provavelmente será por muitos anos, pois a redução da incidência esperada com a introdução das vacinas contra o HPV só vai ser evidente daqui a mais de uma década”, comenta a Dra. Maria del Pilar, chefe da Oncologia Clínica do hospital.

Articuladora da iniciativa, a médica afirma que, por ser uma doença frequente no Brasil (as estimativas do INCA para 2016/2017 foram de mais de 16 mil novos casos) e com elevada mortalidade, são necessários mais estudos para a utilização de novas drogas e novas estratégias de tratamento.

Além da visita, os membros do GCIG CCRN também fizeram um levantamento documental sobre qualidade e padrões técnicos, bem como de padrões éticos e estrutura de regulação de estudos envolvendo seres humanos no Instituto.

De acordo com o gerente do Núcleo de Pesquisas do Icesp, Roberto Arai, o grupo exige que o centro tenha experiência em pesquisa, apresentando evidências de qualidade e um centro organizado para condução de pesquisa clínica, com pessoal treinado e capacitado.

Ainda segundo Roberto, a novidade permitirá que o Instituto realize um trabalho integrado com parcerias internacionais que permite um conhecimento aprofundado sobre desafios globais, a fim de responder questões de saúde e interesse públicos.

 

INSTITUTO DO CÂNCER DO ESTADO DE SÃO PAULO

Av. Dr. Arnaldo, 251 - Cerqueira César - São Paulo - SP
CEP: 01246-000 | Tel.11 3893-2000