O Serviço de Endoscopia Digestiva do Icesp foi aprovado pela Comissão de Avaliação e Credenciamento de Centros de Ensino e Treinamento da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED), representada por João Paulo de Souza Pontual e Fernando Pavinato Marson, e passou a ser credenciado como Centro de Ensino e Treinamento (CET) da SOBED do Programa de Capacitação Complementar em Endoscopia Oncológica, com duração de um ano.

A Comissão de Avaliação tem como objetivo promover o ensino da endoscopia digestiva no Brasil, estabelecendo normas pedagógicas e definindo parâmetros, a fim de promover a uniformização de programas de capacitação plena e capacitação complementar para ensino da especialidade de endoscopia digestiva nos CETs.

Os CETs, instituídos nos serviços hospitalares de endoscopia digestiva que ensinam a especialidade sob a chancela da Sociedade, representam, na prática, a porta de entrada para treinamento dos futuros médicos endoscopistas, sendo as principais fontes de capacitação plena do profissional que irá atuar na especialidade. 

Com programas pedagógicos de ensino e aprendizagem em nível de pós-graduação lato sensu, esses centros são homologados pela SOBED após avaliação do cumprimento das exigências contidas no Regimento e Regulamento dos CETs, que possui, ao todo, 73 artigos, abrangendo: infraestrutura física e de aparelhagem, o programa pedagógico, quantitativo de exames e sua variedade e até com a experiência dos docentes. Todos esses artigos, em resumo, foram criados para garantir a qualidade do ensino oferecido no local. 

Para o chefe do Serviço de Endoscopia Digestiva do Icesp, Prof. Fauze Maluf Filho, a aprovação é motivo de orgulho e resultado de um trabalho desenvolvido com competência e comprometimento pelos profissionais dentro do Instituto. 

Os Centros de Ensino e Treinamento são reavaliados, a cada três anos, por meio de visita presencial de membros da Comissão.

INSTITUTO DO CÂNCER DO ESTADO DE SÃO PAULO

Av. Dr. Arnaldo, 251 - Cerqueira César - São Paulo - SP
CEP: 01246-000 | Tel.11 3893-2000