Autoestima. Essa é a palavra-chave quando se fala em doação de cabelos e confecção de próteses capilares para pacientes oncológicas. 

De olho nesse tema, e em busca de beneficiar dezenas de mulheres, no dia 16 de outubro, o Auditório do Icesp foi palco do evento de lançamento do projeto “Solidariedade em Fios”, idealizado pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado, que promoverá um curso de confecção de próteses capilares, que serão produzidas pelos alunos e doadas às pacientes do Instituto.

A assinatura da parceria firmada foi acompanhada de perto por colaboradores, pacientes, representantes de instituições voltadas ao assunto e população em geral.  Dentre as autoridades presentes, estavam: o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin; a presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado e primeira-dama do Estado, Lu Alckmin; o Secretário Adjunto de Estado da Saúde, Eduardo Ribeiro Adriano; a Secretária Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella; o diretor da Fundação Faculdade de Medicina, Flávio Fava de Moraes; o superintendente do HCFMUSP, Antônio José Rodrigues Pereira; a diretora clínica do HCFMUSP, Eloísa Bonfá; o presidente do Conselho Diretor do Icesp, Roger Chammas; o diretor geral do Instituto, Paulo Hoff; a diretora executiva do hospital, Joyce Chacon.

Com a palavra, Chammas ressaltou a importância do projeto, que deve ajudar a resgatar a autoestima de mulheres em tratamento, além de reinserir pessoas no mercado de trabalho, capacitando-as com o curso. “A qualidade de vida é algo que vem nos pautando desde a criação do Instituto, que está empenhado na criação e manutenção de programas internos de humanização”. 

Após a fala do Secretário Adjunto de Estado da Saúde, foi realizada a assinatura do termo de parceria. 

Em seguida, convidada a discursar, Dona Lu evidenciou sua alegria em lançar o projeto, criado após avaliações com os alunos das Escolas de Moda, de Beleza e de Construção Civil, que sempre comentam sobre suas vivências no tratamento oncológico ou acompanhamento de pessoas próximas que também já enfrentaram a doença.

“Depois de ouvir muitos depoimentos que falavam da experiência da perda de cabelo durante o tratamento de câncer, e sabendo que tínhamos know how no assunto, resolvemos ampliar nossos cursos e começar essas aulas de prótese capilar e megahair”, contou.

Subiram ao palco ainda, Hoff, que também exaltou a veia de humanização do Icesp e a oportunidade criada por Lu Alckmin com o “Solidariedade em Fios” e o próprio governador. 

Segundo o diretor, os pacientes que enfrentam o câncer e suas famílias ficam extremamente fragilizados, e uma coisa que pode parecer relativamente simples para alguns, tem impacto profundo na autoestima das pacientes. 

Como participar do curso

As inscrições para a primeira turma devem ser feitas presencialmente, de 16 a 20 de outubro, na Escola de Beleza, localizada no Parque da Água Branca (Rua Ministro Godói, 180, Perdizes, São Paulo), no horário das 8h às 17h. 

Serão oferecidas 10 vagas aos que atenderem a três pré-requisitos: ter a partir de 16 anos, formação de cabeleireiro e noções de costura. As aulas da primeira turma acontecerão de 6 a 16 de novembro.

Como doar cabelos para o projeto

Para quem se interessar em doar mechas de cabelo para a confecção das perucas, basta comparecer pessoalmente à Escola no Parque da Água Branca para entrega da doação ou ganhar um corte de cabelo na Escola de Beleza. Para agendamento do corte e esclarecimentos sobre o projeto, os telefones são (11) 2588-5783 ou (11) 2765-4957. O horário de atendimento é das 8h às 17h. 

Você também pode enviar as mechas pelos Correios, aos cuidados do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, para o endereço: Av. Morumbi, 4500 2º andar - Cep: 05650-905 SP 

As mechas precisam estar limpas, amarradas e dentro de um saquinho.

INSTITUTO DO CÂNCER DO ESTADO DE SÃO PAULO

Av. Dr. Arnaldo, 251 - Cerqueira César - São Paulo - SP
CEP: 01246-000 | Tel.11 3893-2000