Evento reuniu médicos, profissionais da saúde e estudantes; Temas apresentados foram pauta de debates recentes na imprensa

Nos dias 18 e 19 de agosto, o Icesp foi palco da VIII Jornada de Cuidados Paliativos. O evento contou com a participação de mais de 170 pessoas, entre público, palestrantes, facilitadores e organizadores.

Sucesso de audiência, com inscrições esgotadas em duas semanas, esta edição da Jornada trouxe como tema central a “Autonomia”. Foram discutidos assuntos como a autonomia da equipe e seu autocuidado, autonomia do paciente em relação aos seus desejos de como quer ser cuidado em vida e mesmo no pós-morte. 

De acordo com os coordenadores do evento, a temática, totalmente atual e amplamente abordada na imprensa recentemente, possibilitou uma discussão de extrema importância na prática de atendimento à saúde. 

Na plateia, médicos, profissionais da área da saúde e alunos de graduação, atuantes ou não na área de Cuidados Paliativos, tiveram a oportunidade de captar novas informações e perspectivas, além de trocar conhecimentos.

Ainda segundo a coordenação, este ano, a tentativa foi de ampliar o tempo para as discussões após palestras, o que ocasionou discussões bastante construtivas.

O formato do evento visa mesclar atividades de palestras com oficinas práticas, que permitem maior interação entre os participantes. Além disso, desde as últimas edições, a Jornada propõe a realização de simulações realísticas com atores para o treino de comunicações difíceis, um dos momentos emblemáticos e com ótima repercussão entre o público.

 

INSTITUTO DO CÂNCER DO ESTADO DE SÃO PAULO

Av. Dr. Arnaldo, 251 - Cerqueira César - São Paulo - SP
CEP: 01246-000 | Tel.11 3893-2000