CLevantamento do Instituto do Câncer de SP analisou histórico de 4 mil pacientes em 5 anos e mostra que mulheres estão cada vez mais adeptas à prevenção

No mês destinado a conscientização e combate ao câncer de mama, um levantamento do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) mostra que 60% das mulheres chegam ao hospital com a doença diagnosticada ainda no estágio inicial.

O estudo analisou atendimentos realizados durante um período de cinco anos, totalizando mais de 4 mil pacientes.

 De acordo com a oncologista Laura Testa, o diagnóstico precoce permite tratamentos mais eficazes e menos agressivos. “Nossos números comprovam que as mulheres estão, sim, mais atentas à própria saúde, principalmente pela facilidade de acesso a informação e à prevenção, mas quando comparamos com as estimativas de países mais desenvolvidos, em que 80% dos casos são diagnosticados precocemente, percebemos que ainda há muito para avançar.” 

É importante que as pacientes, ao notar qualquer mudança no corpo, procurem ajuda médica. A realização de exames de rotina, como a mamografia, ajudam a rastrear lesões pré-malignas ou mesmo o câncer no início e é recomendada a todas as mulheres com mais de 50 anos, ou antes, dependendo dos fatores de risco e da indicação médica. 

O câncer de mama é o tipo de tumor mais comum entre as mulheres. No Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), corresponde a 25% dos novos casos de tumores por ano – representando uma estimativa de mais de 57 mil novos casos somente em 2015.  

No Icesp, o grupo de Mastologia realiza mais de 1,2 mil atendimentos por mês, entre consultas médicas e cirurgias. “Embora sejam os mais prevalentes, os tumores de mama são passíveis de prevenção e têm grande potencial de serem diagnosticados no início. Por isso, levantamos a bandeira da conscientização sobre o tema”, destaca o oncologista e diretor geral do Instituto, Paulo Hoff, ressaltando a importância do Outubro Rosa. 

O movimento também vai colorir o hospital. Além da já conhecida iluminação do prédio de 23 andares, na movimentada Avenida Dr. Arnaldo, mais de três mil colaboradores vão receber laços rosas para usarem ao longo do mês. Os adornos foram produzidos por pacientes e pela equipe de voluntárias, durante oficinas de artesanato.

 

Parceria em prol da conscientização 

Outra novidade para esse ano é a parceria entre o Instituto do Câncer e a rede de restaurantes Abbraccio Cucina Italiana, que pertence ao grupo Bloomin’ Brands. Os restaurantes de São Paulo promoverão dois jantares beneficentes, em prol do Instituto do Câncer, onde a verba  arrecadada será destinada a projetos de pesquisa para diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

Para complementar o apoio ao Instituto e à causa, as três unidades do Abbraccio, localizadas nos shoppings Market Place e Vila Olímpia, na capital, e no Shopping Iguatemi, em Campinas, terão uma decoração especial: a iluminação do bar passará a ser cor-de-rosa e, com a intenção de surpreender o público feminino, os espelhos dos toaletes foram personalizados com adesivos temáticos. Sozinhas, ou na companhia de amigas, elas serão “convidadas” a tirarem selfies e postarem nas redes sociais com a hashtag #meuabbracciorosa.  Ao longo do mês, materiais informativos com dicas de prevenção ao câncer serão distribuídos nos restaurantes, e todas os Amici, como são chamados os atendentes da rede, estarão usando o “lacinho” rosa, símbolo do movimento.

 

INSTITUTO DO CÂNCER DO ESTADO DE SÃO PAULO

Av. Dr. Arnaldo, 251 - Cerqueira César - São Paulo - SP
CEP: 01246-000 | Tel.11 3893-2000