No dia 29 de junho, o Icesp foi premiado em mais uma edição do programa Benchmarking Brasil. O XV BENCH DAY reuniu cerca de 400 especialistas, gestores, pesquisadores, ativistas, autoridades e estudantes que atuam com e pela sustentabilidade. Estavam presentes o Secretário do Meio Ambiente, Sr. Gilberto Natalini e a Desembargadora do TRF3, Cecilia Marcondes, entre outros convidados.
Com uma programação dinâmica e simultânea, organizações de 10 diferentes estados apresentaram seus cases certificados Benchmarking, dentre elas: instituições representativas, movimentos socioambientais, universidades, escolas técnicas e o Instituto, único no segmento hospitalar.
Neste ano, o Icesp foi certificado como detentor de boas práticas de sustentabilidade na categoria Energia, modalidade Sênior, com o case “BMS - Uma solução inteligente”. O Sistema de Gestão Predial – BMS (Building Management System) é baseado na integração de software e hardware, com o objetivo de controlar, monitorar e gerenciar os sistemas mecânicos, elétricos e hidráulicos, tais como: aquecimento e resfriamento do ambiente (ar condicionado), centrais de água gelada, equipamentos elétricos e mecânicos, entre outros.
A aplicação do projeto de automação atende as exigências dos projetos arquitetônicos do mundo moderno que objetivam a praticidade, conforto e segurança das pessoas. Com o BMS, a equipe de engenharia do Instituto consegue realizar a programação de uso das utilidades públicas, reduzindo o consumo de energia elétrica e água.
A Instituição foi reconhecida como Benchmarking 2017 em práticas de sustentabilidade pela excelência do case apresentado, que superou o índice técnico exigido na avaliação de especialistas de diferentes países que avaliaram as práticas em conformidade com a metodologia exclusiva do Programa Benchmarking Brasil.
Em tempo: O Programa Benchmarking foi idealizado para mostrar a sustentabilidade que deu certo nos cases certificados, e também a projeção futura nos projetos de inovações verdes certificados pelo Programa. São 5 modalidades para mostrar as boas práticas socioambientais dos melhores times de sustentabilidade do País.
A banca avaliadora foi composta por mais de 300 especialistas de 24 diferentes países de todos os continentes.