O ICESP recebeu, nas últimas semanas de junho, o “Certificado Pró-Sustentabilidade”, do Instituto Mais, por sua contribuição para melhoria do meio ambiente natural e humano através do uso de duas máquinas de esterilização de plasma de hidrogênio, a ASP-STERRAD®. O equipamento é responsável por esterilizar materiais de baixa temperatura.

Estendida ao Instituto pela fabricante do STERRAD®, Johnson&Johnson, a certificação foi recebida em função da economia propiciada pelo aparelho em comparação aos que utilizam vapor. Durante os procedimentos, a máquina se sobressai, pois, além de consumir apenas 6% de energia de uma série de vapor, não utiliza água, o que resulta em uma contenção de 400 litros de água por ciclo.

No ICESP, o setor responsável por esses processos é o Centro de Material e Esterilização (CME), da Diretoria Geral de Assistência (DGA), que trabalha para assegurar o controle, o preparo e a esterilização de instrumentos cirúrgicos. Por mês, mais de 92 mil itens são esterilizados no setor. A distribuição desse material proporciona condições seguras de assistência aos pacientes e contribui para a prevenção de infecções hospitalares.

O “Certificado Pró-Sustentabilidade” não é o primeiro reconhecimento da área. Ao longo dos anos, a láurea de 3º lugar na apresentação de pôsteres da Sociedade Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico (SOBECC) no 9º Simpósio Internacional de Esterilização, bem como o “Certificado Diamante”, concedido pela 3M pelo desenvolvimento de melhores práticas de esterilização hospitalar, reiteram o comprometimento e bom desempenho do CME.


INSTITUTO DO CÂNCER DO ESTADO DE SÃO PAULO

Av. Dr. Arnaldo, 251 - Cerqueira César - São Paulo - SP
CEP: 01246-000 | Tel.11 3893-2000