Serviço de Oncologia Clínica

O serviço de Oncologia Clínica do Icesp conta atualmente com uma equipe composta por mais de 30 profissionais, todos com formação específica dentro da área de Oncologia e com grande experiência e capacitação para o tratamento das neoplasias malignas.

Entre seus componentes há profissionais com grande reconhecimento e prestígio dentro no cenário da Oncologia nacional e internacional, muitos com especialização feita nos maiores centros de tratamento do câncer na América do Norte e Europa. O oncologista atua em praticamente todas as neoplasias malignas, independente do seu estágio (tumores iniciais, localizados e avançados e/ou metastáticos). Seu trabalho inicia após o diagnóstico de um tumor maligno, com o planejamento do melhor tratamento para cada paciente, em geral em conjunto com as especialidades cirúrgicas e com a radioterapia. Dependendo do caso orienta-se apenas um tratamento com cirurgia e/ou radioterapia. 

Hoje em dia, porém, na maioria dos pacientes é necessária a prescrição de tratamento quimioterápico, antes ou depois de um tratamento definitivo. Nos casos avançados em que não se pode mais realizar um tratamento com intuito curativo, o oncologista tem um importante papel na prescrição e na condução do tratamento quimioterápico com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e, muitas vezes, de ganho de tempo de vida para o paciente. 

Todo oncologista tem formação para tratamento de todos os tipos de cânceres como tumores gastrointestinais, pulmonares, urológicos, cerebrais, ginecológicos, entre outros. Para melhor organização do trabalho e com fins acadêmicos, no Icesp os oncologistas são divididos em áreas de atuação que englobam conjuntos de doenças com características semelhantes. Por conta de todos os aspectos que o diagnóstico e tratamento do câncer impõe ao paciente e seus familiares, bem como as dificuldades inerentes à doença, a equipe de oncologia procura trazer para a consulta do paciente todos os conceitos de humanização desde o primeiro contato com o hospital. 

Junto com as atividades de atendimento a pacientes, a equipe de oncologia participa também na formação de novos médicos, atuando em conjunto com a Faculdade de Medicina da USP nas aulas da graduação e na formação de novos Oncologistas pela residência médica em Cancerologia Clínica, uma das maiores do país. Há também uma forte atuação da equipe na condução e participação em pesquisas clínicas nacionais e mundiais com o objetivo de buscar tratamentos ainda melhores que os atualmente existentes e colaborando com os avanços na medicina para o tratamento do câncer e desenvolvimento de novas medicações. 

O Icesp colabora nos estudos clínicos em conjunto com os maiores centros oncológicos do mundo, tendo destacado papel quando o Brasil é citado no exterior.