Serviço de Cirurgia Plástica Reconstrutiva

A reconstrução de partes do corpo em pacientes com tumores malignos é um direito assegurado por lei no Brasil. 

Este tipo de procedimento melhora a qualidade de vida do paciente com câncer, facilitando o retorno a suas atividades após o tratamento da doença.

O Serviço de Cirurgia Plástica do Icesp – ligado a Disciplina de Cirurgia Plástica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – tem como missão tratar pacientes com câncer de pele em estagio avançado (que exija reparação imediata da região tratada) e realizar os procedimentos para outros tipos de tumores. 

A equipe é composta por cirurgiões com formação oncológica e em cirurgia reconstrutiva avançada – todos são especialistas e possuem grande experiência na área.

Estes profissionais trabalham em conjunto com outros especialistas, entre eles mastologistas, ginecologistas, cirurgiões oncológicos e de cabeça e pescoço, a fim de realizar a reconstrução imediata de áreas comprometidas pelo câncer após seu tratamento.

Em grande parte, a atuação dos cirurgiões plásticos está ligada à reconstrução da face, dos membros, das mamas, dos genitais, do tronco e da parede abdominal, além do tratamento de feridas relacionadas ao tratamento oncológico.