Enfermagem

 

A equipe de enfermagem do Icesp trabalha de forma integrada com as equipes médicas, de nutrição, da psicologia, do serviço social e da reabilitação, a fim de oferecer ao paciente um atendimento seguro, com foco no tratamento hospitalar e na continuidade da assistência após a alta.

 

Para tanto, o projeto Enfermeiro de Referência, em pleno funcionamento no setor de hematologia, está sendo implantado em várias áreas do Instituto. O programa baseia-se na coleta de informações, na determinação de problemas atuais ou potenciais, na tomada de decisão com base no julgamento clínico e na determinação da intervenção a ser realizada, coordenando o plano de cuidados e o acompanhamento dos resultados.

 

Todas as áreas assistenciais já ativadas contam com uma equipe voltada às necessidades específicas de cada foco de atuação, composta por especialistas que serão referência para as equipes recém admitidas nas áreas de internação oncocirúrgica, oncoclínica, oncohematologia, UTI, centro cirúrgico, ambulatórios clínicos e cirúrgicos, cuidados paliativos, dor, Centro de atendimento de Intercorrências Oncológicas e serviço de imagem.

 

A enfermagem atua também na área de reabilitação, sendo responsável por dar orientações voltadas à prevenção e promoção da saúde, propondo adequações que reduzem o risco de quedas, previnem úlceras de pressão e introduzindo medidas terapêuticas que auxiliam a retomada das atividades da vida diária.

 

Além da atuação assistencial, as equipes de enfermagem desenvolvem as descrições dos procedimentos e as rotinas assistenciais das áreas em parceria com o Centro de Educação e Treinamento em Oncologia do Icesp. O objetivo é uniformizar as técnicas assistenciais e oferecer uma prática segura baseada em evidências.